Sexta-feira tem Candomblé de Rua no município de Nossa Senhora do Socorro

Nesta sexta(21), a partir das 14h, acontece a 6ª edição do Afoxé de Odé. O cortejo traz a magia dos tradicionais afoxés, também conhecidos como Candomblés de rua, que integram diferentes contextos da música ritual religiosa afrodescendente ao som dos atabaques e agogôs do povo de Odé. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e todo o povo de santo.

O Afoxé já faz parte do calendário cultural oficial do município de Nossa Senhora do Socorro. São seis anos de história levando alegria, paz e axé com a força ancestral da cultura negra. O projeto é uma realização do Abassá Maria da Paz, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Silvia D´Oxum.

Afoxé, também chamado de Candomblé de rua, é uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo Ioruba, e representa um dos traços de resistência das camadas populares da sociedade brasileira que, por meio da lapidação cultural espontânea, preservam como parte do vastíssimo legado gestado no continente também chamado de ´Berço da Humanidade´.

Nesta edição de 2017, o afoxé conta com as participações especiais do Bloco Afro ´Descidão dos Quilombolas´ e da companhia de dança ´Nova Era´. O cortejo, que recebe apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, terá concentração no Shopping Prêmio, às 14h, e seguirá até o Instituto Revida, na avenida Coletora ´C´, nº 646, Marcos Freire II.

 

Publicado em Notícias