Surdos comemoram dia na Fausto Cardoso

Surdos comemoram dia na Fausto Cardoso 


 


 









Edcarlos Santos


Ontem (26/09) foi o dia Municipal e Nacional do Surdo.  Para não deixar a data passar batida, algumas instituições que desenvolvem trabalhos ligados ao tema promoveram então, um Ato Público na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju.


 


Centenas de pessoas que passavam pelo local puderam conhecer um pouco as dificuldades e barreiras enfrentadas pelos surdos, que muitas vezes são vistos como seres estanhos pela população de ouvintes.


 


Esquetes teatrais foram encenadas pelos surdos para mostrar à população em geral, algumas das situações corriqueiras enfrentadas por eles.


 


Para Edcarlos Santos, instrutor da Língua Brasileira dos Sinais (Libras) e integrante da Comissão de intérpretes, o ato público de ontem serviu para sensibilizar e motivar os surdos de Sergipe.  “A cultura dos ouvintes invade a cultura dos surdos”, enfatiza Edcarlos.


 









Ann Rachel Santos


Ann Rachel Santos é vice-presidenta da Associação dos Surdos de Sergipe (Asse) e disse que um grande problema enfrentado pelos surdos é quando os vêem portando telefone celular.  “Muita gente acha que surdo não pode ter celular.  Ora! Nós temos porque precisamos nos comunicar!  A diferença é que a gente não fala ao telefone, nós passamos mensagens de texto” – finaliza ela.

Publicado em Notícias