Terceiro Setor já se prepara para Semana Aracaju Acessível

6Na manhã desta quarta(29), na sede da Sociedade Semear, o vereador Lucas Aribé (PSB) reuniu representantes de instituições do Terceiro Setor para articular ações para a Semana Aracaju Acessível. O evento, que acontece no período de 20 a 27 de setembro, está em sua 3ª edição e é uma das principais ações do Projeto homônimo, que este ano tem como tema ´O trabalho como instrumento de transformação social´.

A iniciativa celebra o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Em âmbito municipal, a data foi instituída a partir da Lei 4.444/2013, de autoria do vereador. “As instituições engrandecem meu trabalho na Câmara Municipal de Aracaju e só tenho a agradecer pelo engajamento em meu mandato. Também na edição deste ano, uma das principais bandeiras do Aracaju Acessível será a divulgação das instituições sergipanas”, informou Aribé durante o encontro.

O objetivo da Semana Aracaju Acessível é sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar a sociedade aracajuana para a promoção da acessibilidade em seus diversos âmbitos. Nas edições anteriores, o Projeto ganhou as ruas da capital através dos meios de comunicação e da somação de forças dos poderes público e privado.

8Segundo Carolina Carvalho, presidente do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), localizada no bairro Santa Maria, o encontro é um momento de aprender como melhor tratar a pessoa com deficiência e garantir seus direitos. “O Aracaju Acessível é um encontro importante. É um momento em que todos nos juntamos na garantia e direitos. Gostei muito das informações passadas por Lucas na reunião e, particularmente, destaco a campanha da multa cidadã”, pontua a representante do Ciras.

Com ampla e diversificada programação, o Aracaju Acessível foi idealizado pelo vereador Lucas Aribé, com o apoio e a colaboração da imprensa, de órgãos públicos estaduais e municipais, de instituições públicas e particulares de ensino, de empresas, de ONGs, de Oscips, do Sistema S, da sociedade civil organizada e de pessoas comprometidas com a causa.

Na edição deste ano haverá o tradicional Passeio Ciclístico, Sessão Especial na Câmara de Vereadores, Tribuna Livre, campanha ´Pratique cidadania! Deixe o assento preferencial livre para quem precisa´, seminário, Caravana da Acessibilidade, campanha ´Esta vaga não é sua nem por um minuto´, Jogos Cidadãos, Missa Acessível, dentre outras atividades.

 

 

Publicado em Notícias