Tráfico de pessoas: crime organizado de atuação nacional e internacional

Tráfico de pessoas: crime organizado de atuação nacional e internacional

Dados divulgados pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) revelaram que apenas nove mil vítimas do tráfico de seres humanos na Europa foram notificadas em 2006. Segundo a entidade, este número é 30 vezes menor do que o total de pessoas traficadas.

De 2006 até agora, a realidade do tráfico parece estar ainda bem distante de ser alcançada. Caracterizado por ser um crime organizado de atuação nacional e internacional, o tráfico de pessoas vitima, na maioria das vezes, mulheres e adolescentes para fins de exploração sexual comercial. Geralmente, as vítimas são enganadas por falsas promessas de emprego e acabam ficando nas mãos dos aliciadores e traficantes que detêm seus documentos e, através de ameaças, controlam a vida dessas pessoas.

Para fortalecer as ações de combate a este hediondo crime que acomete o mundo inteiro, o UNODC divulgou, no mês passado, um vídeo de treinamento direcionado aos profissionais da justiça criminal, como procuradores, juízes, agentes da lei e policiais, entre outros. O vídeo ilustra as diferentes formas de tráfico humano e também será utilizado como uma ferramenta de sensibilização.

O filme, por enquanto, está disponível apenas em inglês no endereço: www.unodc.org. A previsão é de que versões em outras línguas oficiais das Nações Unidas estejam disponíveis no início de 2010.

 

Publicado em Notícias