União pela Cidadania participa da Feira de Sergipe

União pela Cidadania participa da Feira de Sergipe


No terceiro dia da Feira de Sergipe 2006, a instituição ‘União Pela Cidadania’ ocupou o espaço do stand Inclusão Social. Com produtos confeccionados durante as oficinas, os voluntários mostraram parte do trabalho que desenvolvem junto às famílias do Bugio, zona Norte de Aracaju.


Entre os produtos havia pesos para portas, porta-jóias, porta-retrato, camisas, adereços para crianças, homens e mulheres. As cortinas feitas com garrafas peti chamavam a atenção dos transeuntes. O produto foi confeccionado pela artesã Alexsandra de Oliveira, que expõe o trabalho com a ONG pela segunda vez. “Gosto do trabalho da instituição, principalmente por estar tão presente na comunidade”, disse.


De acordo com Denise Oliveira Silva, também voluntária, além de participar de feiras como a que está acontecendo na Orla de Atalaia, a instituição realiza um bazar permanente na sede da instituição e recebe encomendas dos produtos que são produzidos pelos oficineiros.


A ONG – A União Pela Cidadania foi criada há dois anos e tem como presidente Maria José oliveira Silva. Desde que surgiu busca levar uma melhor qualidade de vida às famílias que residem no Bugio. Atualmente, 60 famílias e mais 150 crianças são atendidas pelas atividades que a ONG desenvolve. O público infantil participa de um coral responsável pela animação da missa do bairro.


Uma vez por semana a instituição distribui sopa, com doações feitas pela própria comunidade. “É muito gratificante ter este tipo de ação, porque fazemos tão pouco e a ação se torna grande para quem não tem nada”, revelou Denise Oliveira, que desempenha a função de professora de bordado.


Na área de educação, 25 adultos participam das aulas da professora Meire Suzana Oliveira, que sente prazer em ver a descoberta das palavras pelas pessoas que deixam a condição de analfabetismo. “Fico feliz em saber que elas querem mudar de vida”, revela.


NECESSIDADE – Uma das dificuldades que a instituição enfrenta é a escassez de recursos para pagar as despesas mensais como água, energia e aluguel da sede. Com a venda dos produtos confeccionados, eles tentam pagar as contas, mas nem sempre conseguem. “Estamos batalhando para ter a nossa sede própria. Para isso, precisamos da ajuda de todos”, comenta Denise, ressaltando a necessidade de mais voluntários.


A União Pela Cidadania fica localizada na rua Deuclides Vasconcelos, s/n, bairro Bugio, Aracaju/SE. Informações: (79) 3252-3058 / 3252-3927 (Maria José).


 


Por Anderson Barbosa
Da Redação (Aracaju/SE)

Publicado em Notícias