V Cantaju será em outubro e reunirá 50 corais no Tobias Barreto

cantajuVozes de várias partes do Brasil e de Sergipe ganham o palco do Teatro Tobias Barreto nos dias 23, 24 e 25 de outubro, com o V Cantaju – Festival Nacional de Música Coral em Aracaju. Realizado pela JM Produções Artísticas e Culturais com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento reúne cerca de 50 corais.

De acordo com o coordenador e idealizador do evento, José Messias do Nascimento, o Cantaju surgiu a pedidos de músicos de corais quando a Universidade Federal de Sergipe parou de realizar o Encontro Nacional de Corais em Sergipe (Enacose). “Quando me aposentei, a UFS não deu continuidade ao evento no qual eu era coordenador. Com isso, os representantes de corais começaram a me procurar, pedindo a volta do encontro”, contou.

Cada coral participante do evento irá apresentar três músicas, sendo que uma, necessariamente, será à capela.  Este ano, além dos três dias no Teatro Tobias Barreto, o Cantaju terá apresentações de corais também no Sesc do Siqueira Campos, no Auditório do Sindipema, na Rua do Turista, no Hospital de Urgência de Sergipe, no Presídio Feminino de Aracaju e na Igreja Santa Luzia, da Barra dos Coqueiros.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, é uma satisfação a Secult poder participar de um evento que agrega coralistas de diversas partes do país em um projeto aberto ao público. “O mais importante é que, além de fomentarmos a atividade dos corais e o intercambio cultural entre eles, estamos apoiando um festival que oferece um espetáculo proveitoso e de qualidade, contribuindo para a formação de público”, argumentou.

O enceramento do Festival Nacional de Música Coral em Aracaju terá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, com o Coro Sinfônico da Orsse. Todas as apresentações do Cantaju terão entrada franca. A programação completa será divulgada em breve pela produção do evento e no site da Secult: www.cultura.se.gov.br.

Fonte: Secult

Publicado em Notícias