Voto Acessível – por Helô Rocha*

Voto Acessível – por Helô Rocha*

Deficientes paulistanos reclamam de terem dificuldade na hora de votar.

 No último domingo, 5 de outubro, todos os brasileiros cumpriram mais um dever de cidadania – o de VOTAR. Nesse ano, cada município elegeu um prefeito para administrar a sua cidade e um vereador, este para legislar assuntos de interesse local.

Pela primeira vez, eu tive que justificar o meu voto. Já que estou morando a oito meses em São Paulo. Felizmente, eu escolhi o colégio Objetivo, em Sampa, para justificar o meu voto, e, para a minha felicidade, o local era totalmente adaptado para as pessoas com deficiência física.

Rampas, elevadores e funcionários solícitos fizeram com que a minha justificativa não levasse mais do que cinco minutos. Em compensação, a rádio CBN, 90,5 FM ou 780 AM, comentou que muitos deficientes que residem na capital paulista tiveram dificuldade para votar.

De acordo com o comentário, locais sem acessibilidade, mesários sem preparação e urnas eletrônicas em locais não estratégicos dificultaram essa parcela da população a cumprirem o seu dever de cidadania. Por conta disso, a rádio sugeriu que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reservasse um local especialmente para as pessoas que possuem dificuldades de locomoção, e, evidentemente, que seja um local próximo a uma estação de metrô, de preferência acessível também, e de um ponto de ônibus.

Tal fato me fez lembrar que nas eleições passadas (em Aracaju), eu tive algumas dificuldades para votar. Pois, o local não era 100% acessível e a urna sempre ficava numa mesa muito alta. Além disso, eu sei que na periferia de Aracaju a acessibilidade é coisa rara e, além de deficientes, idosos e gestantes são obrigados a votar com muita dificuldade.

Dessa forma, será que não caberia a Comissão Eleitoral Nacional em pensar numa medida dessas para todo o país?! Fica aí dada essa dica.

*Helô Rocha é jornalista. Atualmente reside em São Paulo, é portadora de Osteogênese Imperfeita, membro da Ong ISocial e correspondente do Portal Inclusão Social.

 

Publicado em Notícias