Workshop de Combate ao Câncer Infantojuvenil acontece no próximo dia 21

Workshop_marcaNo próximo dia 21 de julho, a Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza o IX Workshop de Combate ao Câncer Infantojuvenil, com o tema central: ´Do tratamento à cura: questões biopsicossociais que contribuem para o sucesso do tratamento do câncer infantojuvenil´.

O evento integra a programação de aniversário da instituição, que há 29 anos desenvolve ações socioeducativas para crianças e adolescentes com câncer. Durante o momento festivo será reinaugurada a Brinquedoteca da Avosos, que ganhou uma estrutura mais moderna e aconchegante. A solenidade contará com a presença do superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves (Chico).

Segundo a psicóloga Raquel Bezerra, da equipe de Coordenação do Workshop, assim como as oito edições anteriores, o IX Workshop da Avosos tem a intenção de promover um espaço para aprofundar a discussão sobre a realidade da oncologia pediátrica. “Este ano faremos inicialmente uma reflexão sobre os efeitos tardios nos pacientes após o fim do tratamento. Em seguida, falaremos sobre as urgências oncológicas e como proceder para ajudar o paciente antes de chegar ao internamento hospitalar”, informa Bezerra.

Ainda conforme a psicóloga, outro tema relevante que ficará como centro das discussões será a importância do brincar para o desenvolvimento saudável da criança hospitalizada. O evento, que acontece na sede da Avosos, é destinado aos voluntários de casas de apoio e estudantes da área de saúde. As vagas são limitadas em 80 participantes. No ato da inscrição, realizada na sala da Assessoria de Comunicação da Avosos, os interessados têm a sugestão de doarem duas latas de leite em pó, que será revertida às famílias de crianças e adolescentes que participam dos projetos socioeducativos da Avosos.

29 anos da Avosos

Segundo Jeane Vieira Melo, uma das fundadoras da Avosos e 2ª secretária da nova Diretoria, o IX Workshop da Avosos celebra com muita alegria e compromisso social os 29 anos da instituição. “É importante comemorarmos cada ano da Avosos e também o valor do voluntário nessa luta. São tantas vitórias alcançadas ao longo desses anos, por meio da soma de esforços dos nossos parceiros. Sou voluntária antes mesmo da fundação da Avosos e posso dizer que me sinto realizada em poder contribuir para a concretização dos objetivos da instituição”, revela a voluntária.

Ainda conforme pontua a fundadora, o brincar, que será destacado em uma das mesas-redondas do Workshop, é a força que a criança tem para enfrentar com energia e disposição todas as dores, sequelas e reações que o câncer pode trazer. “Hoje não tem preço quando uma criança diz: “Quero ir para a casa de apoio brincar”. Ele está dizendo que lá é o melhor lugar para ficar, não pede para “ir se tratar”, e isso é o mais importante para uma criança. Também me sinto alegre ao ver o alívio dos pais quando sabem que podem sempre contar com a Avosos, seus voluntários e funcionários, oferecendo ombro amigo e acolhedor”, relata a fundadora.

PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP

Data: 21 de julho

Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço)

Local: Auditório da Avosos (rua Leonel Curvelo, 55 – Suíssa, Aracaju/SE).

Informações: (79) 3212-4702

8h30: Credenciamento

8h45: Acolhimento

9h: Abertura Oficial

9h15: Mesa-redonda: ´O tratamento terminou, e agora?´. Reflexões sobre os efeitos tardios do tratamento oncológico em crianças e adolescentes.

– Perspectiva Médica: Dr. Venâncio Gumes Lopes (oncologista pediátrico)

– Perspectiva Psicossocial: Sara Mônica Andrade de Melo (assistente social/Avosos)

-Perspectiva Nutricional: Marcelle Wanderley de Lacerda (nutricionista/Avosos)

– Perspectiva Fisioterapêutica: Lícia Dultra Linhares (Fisioterapia/Avosos)

10h55 – Coffee-break

11h15 – Palestra: ´Urgências Oncológicas: como ajudar o paciente´

Dr. Osvaldo Alves de M. Neto (oncologista pediátrico)

12h – Intervalo para o almoço

14h – Mesa-redonda: ´A arte de brincar e o brincar de fazer arte: a importância do lúdico para as crianças em tratamento oncológico´

Psicopedagoga e Arteterapeuta – Cássia de Fátima Souza

Psicóloga – Raquel Melo Bezerra (Avosos)

15h30 – Cerimonial de Inauguração da Brinquedoteca

Participação de representante do Instituto Ronald Mc Donald’s (superintendente Francisco Neves).

16h30 – Comemoração do aniversário de 29 anos da Avosos com apresentação do Coral Cantavosos

 

Nossos contatos

Portal: www.inclusaosocial.com
Facebook: www.facebook.com/PortalInclusaoSocial
Twitter: @Inclusao_Social
Contatos: falecom@inclusaosocial.com / (79) 99128-8277

Publicado em Notícias Marcado com: , , ,