X Prêmio Tobias Barreto de Poesia acontece na Sociedade Semear


poesiaO Colégio Estadual Tobias Barreto realiza na quarta-feira, 5, o X Prêmio Tobias Barreto de Poesia. O evento acontece na Sociedade Semear a partir das 16h, e contará com um recital com poesias de Paulo Leminsk, Mário Cabral, Marta Hora e dos alunos da instituição. O Prêmio faz parte do projeto Poeta Aprendiz que visa despertar no aluno o gosto e o prazer de ler e escrever poesia, valorizando também a riqueza literária existente no país e no estado. O evento premia as dez melhores composições escritas por alunos do Colégio.

Yolanda Maynart, diretora do Colégio Estadual Tobias Barreto, destacou que os alunos que participam do projeto têm um melhor rendimento escolar em todas as disciplinas. Através do projeto de leitura e produção de texto na escola, os alunos participam ativamente, pesquisam e se tornam pessoas mais sensíveis e bem informadas. A leitura proporciona a instrução, informação e formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Participam do Prêmio Tobias Barreto de Poesia alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Médio. Durante os dez anos do projeto os alunos tiveram a oportunidade de ler e se encantar com as poesias de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Mário Quintana e Ferreira Gullar.

Em 2014 será a vez de conhecer poetas sergipanos como Tobias Barreto, Fausto Cardoso, Silvio Romero e João Freire Ribeiro, através da parceria com o projeto Sergipanos Ilustres do professor Arionaldo Moura. Além disso, os estudantes terão acesso às poesias de sergipanos contemporâneos como Santos Souza, Giselda Moraes, José Ronaldson Souza, Jeová Santana e Carlos Ayres Britto.

A idealizadora do projeto, professora Tânia Góis, afirmou que o conhecimento desses poetas, a leitura e a declamação de suas poesias incentivaram os alunos a demonstrarem sua leitura de mundo através da linguagem poética.

Fonte: Ascom/Seed

Publicado em Notícias