31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial da Saúde elegeu o tema gênero e tabaco, com foco na saúde da mulher, para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, que acontece na próxima segunda-feira (31). O objetivo da campanha é direcionar a atenção ao público feminino, buscando protegê-lo das estratégias de marketing da indústria do tabaco, que visa aumentar a comercialização de seus produtos entre as mulheres.

Dados atualizados da OMS revelam que o número de mulheres fumantes é relativamente menor que o dos homens. Estima-se que entre 1 bilhão de fumantes no mundo, apenas 200 milhões são mulheres. Elas são, portanto, uma grande possibilidade de expansão do mercado consumidor de produtos de tabaco.

A menos que sejam tomadas medidas urgentes, o uso do tabaco poderá matar mais de oito milhões de pessoas até 2030, dos quais 2,5 milhões serão mulheres. O Dia Mundial Sem Tabaco 2010 também procura tornar os homens mais conscientes da sua responsabilidade de evitar o tabagismo entre as mulheres com quem vivem e trabalham.

Publicado em Notícias