Agendamento para doação de sangue

O agendamento para doação de sangue é mais um instrumento de proteção para o cidadão doador adotado pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) no período de enfrentamento à pandemia do coronavírus. O serviço, disponível pelos telefones (79) 3225-8039 e 3259-3174, tem como finalidade restaurar os estoques de sangue O, A, B e AB, para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.

A gerente de Coleta do Hemocentro explicou que foram adotadas outras providências como a higienização das áreas comuns de funcionários e doadores. “Quando os doadores chegam à recepção são orientados a lavar as mãos e utilizar o álcool em gel. As cadeiras e poltronas estão sinalizados para manter o distanciamento de um a dois metros e as cadeiras de doação são higienizadas antes e após o uso”, detalhou a enfermeira Florita Aquino, ressaltando que os profissionais estão utilizando os equipamentos de proteção individual como, máscaras, toucas, luvas e jalecos.

Como doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. As pessoas que estiveram em regiões com casos confirmados de coronavírus e aqueles que tiveram contato com paciente infectado ou com suspeita da doença devem aguardar 30 dias para poder doar. Já os pacientes que tiveram a doença, só poderão doar sangue 90 dias, depois da completa recuperação.

Publicado em Notícias