Publicação: 26 de dezembro de 2008Categorias: Notícias

Banco de Leite Humano precisa de doações

 Imagem: www.radiozfm.org

O Banco de Leite Humano (BLH) ‘Marly Sarney’ está precisando de doações não apenas de leite materno, como também de frascos de vidro com tampa de plástico. O estoque dos vasilhames que são utilizados na captação, armazenamento e pasteurização do leite está zerado. O Banco de Leite disponibiliza o transporte para doações acima de dez frascos.

De acordo com a gerente do BLH, enfermeira Hélia Karla Agapito, o período das festas de fim de ano e férias provoca, em média, uma queda de 30% nas doações de leite materno e, por isso, existe a necessidade de sempre solicitar às mães que estão amamentando a doação do leite produzido em excesso.

"O ano de 2008 foi atípico e os resultados até o mês de novembro não foram tão bons como em 2007. Tivemos uma pequena queda no número de doadoras, principalmente nos meses de março e abril. Além disso, o volume de leite coletado apresentou até agora uma redução de quase 35%", ressaltou Hélia Karla, acrescentando que a participação dos Bancos de Leite Humano de Lagarto e de Itabaiana foi fundamental para o abastecimento do ‘Marly Sarney’.
 
Segundo a enfermeira, a baixa quantidade de doações é ocasionada pelo número maior de partos prematuros. "O bebê que nasce antes do tempo, na maioria das vezes, fica internado na UTI Neonatal. Nós estimulamos a mãe a retirar o leite através de massagens, mas o que faz aumentar o volume de leite é justamente quando o bebê suga o seio", explica.
 
Durante o ano de 2007, foram coletados mais de mil litros de leite humano e cadastradas 543 doadoras. De janeiro até novembro deste ano, o volume total de leite coletado foi um pouco acima, 621 litros. Já o número de doadoras ativas é de 489, até o momento.
 
Estoque de frascos
 
Não é apenas o baixo número de doadoras que está preocupando a gerente do Banco de Leite, mas também o estoque de frascos de vidro utilizados na captação interna e externa e na pasteurização do material. O vasilhame adequado e aprovado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite é o de vidro, com tampa de plástico, de qualquer tamanho.

Hélia Karla enfatiza que o ‘Marly Sarney’ precisa ter um volume circulante de 160 frascos, 60 destinados exclusivamente à pasteurização e o restante para atender as mães que fazem a coleta em casa ou no próprio Banco de Leite. "Estamos precisando de frascos de todos os tamanhos, mas principalmente os médios, pois nosso estoque está praticamente zerado", finaliza.

Quem pode doar
 
Qualquer mulher pode doar leite. Basta querer amamentar e ter excesso de leite, além de não apresentar doenças infecto-contagiosas, não fazer uso de bebidas alcoólicas, cigarros e/ou medicamentos contra-indicados.

Para doar, a mulher deve tomar alguns cuidados, como fazer a coleta em frasco adequado e esterilizado, de preferência cedido pelo Banco de Leite, prender os cabelos, lavar as mãos antes de fazer a ordenha (manipulação do seio), colocar uma máscara no rosto ou não falar enquanto retira o leite e armazenar o leite coletado imediatamente no congelador da geladeira ou no freezer.

O Banco de Leite Marly Sarney funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, à rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo, anexo à Maternidade Hildete Falcão. Mais informações e orientações através dos telefones 3226-6335 ou 3226-6337.

Fonte: ASN