Campanha Setembro Verde segue até o próximo dia 27

setembro_verdeA Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, até o próximo dia 27 de setembro, o ´Setembro Verde´, campanha que chama atenção para a importância da doação de órgãos e tecidos. A iniciativa inclui uma série de palestras realizadas durante todo o mês para sensibilizar a sociedade sobre importância do ato de doar.

“A Central de Transplantes de Sergipe foi criada em maio de 2.000. Nestes 16 anos já foram realizados 1.522 transplantes, em sua maioria de córnea (1.397). O transplante é uma modalidade terapêutica que depende primordialmente do doador. O número de doações, infelizmente, ainda não atende a demanda. Assim, é imprescindível a participação de todo segmento da sociedade, que precisa estar sensibilizada para doar órgãos. A doação é um ato de cidadania e de solidariedade”, explica Benito Fernandez, diretor da Central de Transplantes.

A campanha Setembro Verde acontece em todo o Brasil desde 2015, por meio da iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, visando iluminar os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras com luz verde. “Verde é a cor da esperança e o tema da nossa campanha em 2016 é: ´Doação de Órgãos – Esperança para quem não tem´”, complementa Fernandez.

Doação

A Central Estadual de Transplantes é uma unidade da SES que funciona em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos (OPO). O serviço é ligado à Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos para agilizar os procedimentos e evitar a perda de órgãos. De janeiro de 2016 até agora, foram 4 órgãos captados e enviados para outros Estados, sendo 2 rins, 1 fígado e 1 coração. Já no ano passado, foram 137 transplantes de córnea em Sergipe, com 22 órgãos captados e enviados (12 rins, 4 fígados, 2 corações e 4 valvas) para outros Estados. No ano de 2014 foram realizados em Sergipe 132 transplantes de córnea e captados e enviados 25 órgãos (14 rins, 7 fígados, 3 corações e 1 pâncreas).

Com informações da Ascom/SES

 

Publicado em Notícias Marcado com: , , ,