Cáritas Brasileira comemora 50 anos com evento em Sergipe

 Cáritas Brasileira comemora 50 anos com evento em Sergipe

A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está comemorando 50 anos de atuação no Brasil a serviço das pessoas empobrecidas e excluídas socialmente. O Jubileu de Ouro será festejado durante o 3º Congresso Nacional da entidade, que acontecerá de 8 a 12 de novembro, em Aracaju (SE), no Espaço EMES (av. Tancredo Neves, 255 lote 231/ Loteamento Jardim Rio Poxim), onde a Cáritas tem sua marca registrada no apoio às iniciativas de convivência com o semi-árido.

O evento reunirá cerca de 500 pessoas, entre agricultores familiares, indígenas, assentados, quebradeiras de coco, empreendedores, adolescentes, jovens, agentes Cáritas, representantes das entidades-membro, além de parceiros nacionais e internacionais.   A programação do Congresso inclui um resgate histórico da atuação da Cáritas nesses 50 anos no Brasil, realização de mini-assembléias sobre mística e espiritualidade e um painel com o tema "O futuro da Cáritas e a Cáritas do futuro", sobre os desafios para os próximos anos.

Será realizada ainda uma Feira de Economia Popular Solidária para comercialização de produtos dos vários empreendimentos solidários e cooperativas acompanhadas pela entidade, além da troca de saberes e sabores. A feira funcionará nos dias 10 e 11 de novembro e será aberta ao público. Também serão realizadas apresentações culturais e artísticas.

O encerramento do evento, 12,  acontecerá nas margens do Rio São Francisco, na Diocese de Própria, onde será realizada uma celebração eucarística em comemoração aos 50 anos da Cáritas. Na ocasião, os romeiros serão convidados a recolher um pouco da água do Velho Chico e levar como lembrança para seus estados com o compromisso simbólico de cuidar e preservar a natureza.

Fonte: www.caritasbrasileira.org.

 

Publicado em Notícias