Câmara de Vereadores de Aracaju comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

autismoA Câmara Municipal de Aracaju promove hoje(4), a partir das 9h, uma Sessão Especial em comemoração ao ´Dia Mundial da Conscientização do Autismo´. A iniciativa é do vereador Lucas Aribé e tem como intuito discutir a atuação de alguns órgãos e instituições em prol da inclusão social das pessoas com Autismo em Sergipe.

Foram convidados a participar da comemoração representantes de instituições envolvidas com pessoas com Autismo: o presidente da Associação de Amigos do Autista em Sergipe (Amas), Joel Reis de São Pedro, o presidente da Associação de Pais de Autistas de Sergipe (Apase), Fábio Azevedo Viana, a presidente do Espaço Pedagógico, Joelcy Marize Pizzatto Rapucci, e a presidente da Associação para Defesa dos Direitos do Autista (Adda), Maria do Carmo Tourinho Ribeiro.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 com o intuito de esclarecer, informar e chamar a atenção para a causa. Segundo a ONU, cerca de 70 milhões de pessoas tem autismo no mundo.

O autista tem dificuldade de comunicação, socialização e de comportamento, que é causado por uma disfunção global do desenvolvimento. A data existe para que a sociedade tenha um olhar diferenciado para essas pessoas, que acabam tendo dificuldades por falta de compreensão do meio social em que vivem.

Com informações de Tirzah Braga

Publicado em Notícias