Dia Nacional do Surdo

26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo. Diversas ações marcam a data em todo o país e aqui em Sergipe uma ação pretende chamar a atenção da população para o problema da perda de audição à surdez irreversível. A campanha educativa, realizada pelo RioMar Aracaju e a empresa Audibel Sergipe, integra a programação do ´Setembro Azul´.

A ação irá acontecer na quinta, na sexta e também no final de semana, com uma estrutura de atendimento ao público para falar sobre saúde auditiva. O espaço de atendimento ficará instalado no corredor do hipermercado GBarbosa e vai oferecer serviços como triagem para o diagnóstico precoce, exames como audiometria e teste da orelhinha e a orientação de fonoaudiólogos, que estarão à disposição do público para tirar dúvidas. O stand irá atender das 10h às 22h (quinta, sexta e sábado). No domingo, das 14h às 21h.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que existem no Brasil mais de 15 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, seja total ou parcial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a perda auditiva é a deficiência mais comum em todo o mundo. Tudo isso, porque a maior parte das pessoas que perdem a audição esperam muito tempo para buscar um tratamento.

Para a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, essas pessoas desconhecem que quanto mais rápido o problema for detectado, menor será o dano. Um outro fator para quem sofre de deficiência auditiva é a rejeição quanto ao uso do aparelho auditivo. Muitas vezes, o preconceito de usar o aparelho vence o desejo da cura.

Publicado em Notícias

Sugestões são sempre bem-vindas. Um abraço!