Distribuição gratuita de vacina conjugada

O Ministério da Saúde acaba de aprovar a distribuição gratuita pelo SUS da vacina conjugada contra a pneumonia bacteriana com o objetivo de beneficiar pessoas imunossuprimidas. Comercialmente conhecida como Prevenar 13, a vacina é o único imunizante capaz de oferecer proteção contra as doenças pneumocócicas, causadas por 13 sorotipos de pneumococo mais prevalentes em todo o mundo.

A vacina deverá beneficiar um grupo de alto risco para infecção como os pacientes oncológicos, os transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea e pessoas com HIV. A vacina só está disponível nos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais – os Cries – que disponibilizam vacinas gratuitas somente para pacientes com o sistema imunológico comprometido.

O Programa Nacional de Imunizações distribui em todos os estados do país a vacina. Em Sergipe, a unidade do CRIE está localizada no Hospital de Urgência de Sergipe, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h. O telefone de contato é (79) 3259-3656. Mais informações no portal da Sociedade Brasileira de Imunizações: familia.sbim.org.br.

Com informações de www.amigosdaoncologia.org.br.

Publicado em Notícias