Espaços de acolhimento à população em situação de rua

Desde a semana passada, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, disponibiliza à população em situação de rua mais dois espaços de acolhimento para resguardar aqueles que não têm condições de manter o isolamento e o distanciamento social, essenciais para conter a proliferação do Coronavírus (Covid-19). Ao todo, são quatro espaços para acolhimento dessas pessoas na capital.

Para ampliar as possibilidades de abrigos provisórios para essa população, além da utilização de prédios municipais, como a Escola Freitas Brandão e o antigo Cras Terezinha Meire, a Prefeitura estabeleceu parcerias com a Associação Desportiva Confiança, que disponibilizou o Estádio Sabino Ribeiro para abrigar as pessoas em situação de rua, e com o Centro Espírita Laura Amazonas, que cedeu o espaço de sua sede. No Sabino estão sendo abrigadas três famílias, um total de 10 pessoas, entre elas quatro crianças. Já no Centro são 10 os idosos acolhidos.

Ao todo são quatro os abrigos disponibilizados para atender às pessoas em situação de rua. O primeiro a ser ofertado foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, onde atualmente estão abrigadas 56 pessoas, todas do sexo masculino. Já o Cras Tereza Meire foi o segundo local ofertado e, atualmente, 21 pessoas, sendo 19 homens e duas mulheres, convivem no espaço de acolhimento.

Em todos os locais, são disponibilizados produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, creme dental e escova de dentes, roupas, toalhas, lençóis, cobertores, álcool, além de colchões, assim como orientações sobre os cuidados necessários para o enfrentamento do novo vírus. Os acolhidos também recebem três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. A alimentação diária e os produtos de higiene são frutos de uma parceria realizada com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias).

Já o trabalho de Abordagem Social continua, bem como o serviço prestado no Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Informações: aracaju.se.gov.br.

Publicado em Notícias