Fisioterapeuta sergipano lança livro sobre método autoral

No próximo dia 31 de agosto, a partir das 18h, na Galeria Jenner Augusto, localizada na Sociedade Semear, acontece o lançamento do livro ´O despertar do movimento na bola´, de autoria do fisioterapeuta sergipano Sammir Vieira Melo. A obra, publicada em duas versões (Português e Inglês), revela um novo método desenvolvido por Sammir, denominado Samiball, no qual são utilizados, na bola suíça, movimentos inspirados no yoga, capoeira e dança, bem como nos esportes com prancha (surf e kitesurf). Quem publica o livro é a Editora Appris, de Curitiba, conhecida por ter um vasto acervo de obras científicas.

O livro, com 350 páginas e mais de 400 ilustrações, leva ainda a assinatura do reconhecido Selo Artêra. “Este é meu primeiro livro e, como sou praticante de Yoga desde 2003, este trabalho recebeu uma grande influência desta filosofia, assim como da Fisioterapia, por ser minha formação acadêmica. Busquei compartilhar um pouco de mim aos leitores, através de meus dons guiados por Deus. Esta obra recebe alguns de meus talentos em forma de ilustrações e desenhos, especialmente de partes do corpo humano, fotografias da Natureza, além de uma abordagem do movimento corporal com a bola, associando arte e ciência”, informa o autor.

É uma obra que envolve três vertentes: Reabilitação (terapia do movimento), Treinamento (funcional) e Arte (dança, capoeira e yoga). Quem adquirir o livro receberá ainda um convite para um processo de descoberta e autoconhecimento do autor, assim como conteúdo acadêmico sobre o movimento corporal. “Utilizo a bola Suíça para desenvolver as capacidades físicas, mas buscando o despertar do corpo, da mente e da consciência. Por meio dos movimentos do método Samiball cada um, ao seu tempo, pode buscar com a prática diária, novas extensões do corpo e da mente, estimulando a criatividade, melhorando a saúde e tornando pessoas cada vez melhores, por meio do autoconhecimento adquirido pela prática do método”, ratifica o autor.

A primeira bola suíça foi presente de seu pai em 2004 e este foi um dos motivos de Sammir o escolher para conduzir o momento ´Sobre o Autor´ durante o lançamento, que contará ainda com a participação especial de uma família de artistas sergipanos (Renan, Arthur e Dami), e que para esta celebração foi nominada ´Sons das Esferas´. Ao mesmo tempo haverá a performance artística ´Da criação à expressão´, na qual Sammir irá se expressar corporal, mostrando assim uma das vertentes do método Samiball. A programação tem início às 18h com venda de exemplares do livro e coquetel. Aqueles que adquirirem o livro irão participar de alguns sorteios, dentre eles dois quadros fotográficos produzidos pelo autor e que se encontram na obra.

“Quero agradecer aos amigos que contribuíram para a realização deste trabalho: Editora Appris pela aceitação e confiança para publicação do livro; tatuador Canijan Oliveira pela produção da capa do livro e dos elementos contidos nela;  Sociedade Semear por ceder o espaço; Casa Alemã pelo coquetel de lançamento; grupo Sons das Esferas por levar musicalidade ao evento; André Hylling Estúdio e Vavá Marcenaria (Tiê Chagas) pela impressão e montagem dos quadros que serão sorteados durante o lançamento, assim como à loja Mercato Verde e à Escola de Surf ´Caranguejo School´ por disponibilizar brindes para os sorteios”, pontua Sammir Vieira Melo.

O autor

Sammir Vieira Melo é fisioterapeuta formado pela Universidade Tiradentes (Unit) no ano de 2010, yogue desde 2003, fotógrafo aquático desde 2014, desenhista desde 1994, esportista (surf desde 1993 e kitesurf desde 2014), fundador e atual responsável técnico do Setor de Fisioterapia da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), fisioterapeuta e professor da turma Samiball Funcional para o Surf, palestrante sobre temas como ´Fisioterapia e bola Suíça´, ´Autoconhecimento por meio do movimento corporal´, ´Técnicas de respiração como ferramentas para meditação´, ´Acredite nos seus potenciais´, dentre outros.A Sociedade Semear fica localizada narua Vila Cristina, 148, bairro São José (ao lado do Sesc).

Instagram: @metodosamiball

 

 

Publicado em Notícias