Fonoaudióloga Danielle Damasceno estará em Aracaju no próximo dia 2

Nos próximos dias 2 e 3 acontece um ciclo de debates sobre o tema “Autismo”, com a fonoaudióloga Danielle Damasceno, fundadora do espaço carioca “Aprendendo a brincar na mesma roda”. No dia 2, o tema será “Papai e mamãe que brincam” e, no dia 3, “Inclusão possível”. O primeiro é destinado a pais e cuidadores que desejam aprender estratégias terapêuticas em forma de brincadeira. Já o segundo, Inclusão Possível, é para estudantes e profissionais interessados em compreender, acolher e acomodar a criança ou adolescente com  diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) de forma que desenvolva todas as suas potencialidades.

Segundo a fonoaudióloga, a brincadeira é importante para que as crianças se conectem melhor com outras pessoas de forma prazerosa e ao mesmo tempo terapêutica. “Fala-se muito sobre inclusão nos dias de hoje. Que toda criança autista precisa estar incluída na escola. E que a sociedade como um todo precisa incluir essas crianças , mas as pessoas não sabem muito bem o que fazer para incluir. E como o diagnóstico do autismo é difícil porque em cada caso as características muito diferentes, ao mesmo tempo que uma estratégia pode dar muito certo para uma criança não significa que o mesmo tratamento vai dar certo para outra criança também”, informa.

Ainda conforme Danielle Damasceno, é necessário muito estudo e aprofundamento teórico para conseguir identificar os perfis e saber qual é a melhor estratégia para incluir. Por isso a inclusão de uma criança ou adolescente autista é um processo difícil e delicado. Não existe uma regra! Há a necessidade de aprender a trabalhar a inclusão: como incluir na escola? Como os profissionais podem fazer para acomodar as crianças da melhor forma? E como incluir nos diferentes ambientes? Na festinha dos amigos da escola, na terapia em grupo, na pracinha, no recreio… E os pais? O que eles podem fazer em casa no dia-a-dia que também auxilie as suas crianças a se desenvolverem e a desenvolverem suas habilidades?”, revela a profissional.

Informações: (79) 99961-2057 / 98829-7190 / academiadamente@outlook.com.brLocal: CINTEEC – Rua Professora Rosa Faria 99, Residencial Parque dos Coqueiros – Conjunto Inácio Barbosa (Aracaju-SE).

 

Publicado em Notícias Marcado com: , , ,