Iniciada mais uma edição do Aracaju Acessível

O palco, a quadra, o museu, a praia… O espaço público é para todos os cidadãos. Mas, na prática, chegar a esses lugares pode ser mais difícil do que se imagina quando há barreiras que lhes impedem o acesso.

Desde 2013, a Semana Aracaju Acessível tem sido uma voz ressonante em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Idealizada pelo vereador Lucas Aribé, a 7ª edição provocará um amplo debate sobre como efetivar o que está previsto no capítulo IX da Lei Brasileira de Inclusão, que versa sobre o Direito à Cultura, ao Esporte, ao Turismo e ao Lazer.

Realizada no mês de Setembro, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a série de eventos mobiliza órgãos públicos, empresas privadas, instituições do terceiro setor e os diversos integrantes da sociedade civil para que também se engajem na construção de uma cidade plural e que respeite as diferenças de todos os seus cidadãos, dando a cada um deles as mesmas oportunidades de acesso aos equipamentos culturais e de entretenimento.

A superação dessas barreiras é imprescindível para o pleno desenvolvimento biopsicossocial dos aracajuanos com deficiência. Os holofotes estão acesos, a bola está rolando, a canção já começou e, agora, vamos juntos praticar a arte de incluir.

A programação da 7ª Semana Aracaju Acessível integra: Passeio Ciclístico Pedalando Sem Barreiras, 2º Encontro de Libras do IFS, 6º Seminário Aracaju Acessível: ´A Arte de Incluir´, 4º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe, Observatório de Acessibilidade da cidade de Aracaju, Desfile de Moda Inclusivo, Sessão Especial na Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, Almoço com Acessibilidade, AcesseBike, Jogos Cidadãos, 99Jam + Adol3tra: desafio de desenvolvimento de games com o tema ´Acessibilidade´, Caminhada pela Acessibilidade, dentre outras ações.

Programação completa no site: www.lucasaribe.com.br

 

 

Publicado em Notícias Marcado com: , , , ,

Sugestões são sempre bem-vindas. Um abraço!