Mutações: O feminino em diálogo com o tempo

Nesta sexta(23), a partir das 19h, acontece o lançamento da exposição de escultura ´Mutações: O feminino em diálogo com o tempo´, da artista plástica Cybele Ramalho.

A mostra tem curadoria de Elias Santos e Yumah Santhu. Será na Galeria Arte Fantástica, localizada Profint (rua Poeta José Sales de Campos, 794, Coroa do Meio). Informações: (79) 99903-2133 / www.cybeleramalho.com.

Cybele Maria Rabelo Ramalho, nasceu em 1958 em Aracaju (SE). Desenhando e pintando como auto didata desde a infância, aos 14 anos pintou seu primeiro quadro a óleo. Na adolescência, participou de alguns eventos e exposições de arte em Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Nesta época, sua produção era especialmente de desenhos a nanquim e de pintura, sendo identificada como surrealista. Formou-se em Psicologia em 1981, e seu contato com a arte se deu projetando nas telas imagens do inconsciente, assim como reflexos da sua prática como psicoterapeuta. Em 1989 publicou seu livro de poemas “Sedução Poética”, onde foi também ilustradora. Em 1990 passou a ser professora da UFS (no curso de Psicologia), assim como se especializou em Psicodrama e Psicologia Analítica (BA). A partir daí passou a ter interesse por temas arquetípicos, mitos, etc. Sua produção passou a refletir a interface entre a Arte e a psicologia, especialmente permeada pelos conteúdos da sua prática profissional como psicoterapeuta. Em 2011 foi convidada para ilustrar o livro de contos, “Luzes e Sombras do cotidiano” (BA). Hoje, tem preferido trabalhar com técnicas mistas, desenhos a nanquim, aquarelas e pintura com tinta à óleo ou acrílica. As narrativas oníricas, o Feminino  e a natureza têm sido suas principais fontes de inspiração. Atualmente está aposentada da UFS, é psicoterapeuta e diretora clinica da Profint – Profissionais Integrados Ltda (www.profint.com.br), clínica-escola que oferece cursos de especialização e de formação. Como escritora, publicou alguns livros de Psicologia: “Aproximações entre Jung e Moreno”, (2002, São Paulo, Ed. Àgora); “Descobrindo Enigmas de Heróis e Contos de Fadas – entre a psicologia analítica e o psicidrama “(2008, Profint, Aracaju); “Recortes Psicodramáticos” (2010, São Paulo, Ed. Iglu); “Psicodrama e Psicologia  Analítica: construindo pontes” (2010, São Paulo, Ed. iglu); e Psicodrama e Dinâmica de Grupo” (2012, São Paulo, Ed. Iglu).

Publicado em Notícias