ONG Transparente se destaca no rol de Projetos do MP/SE

Foto: Site MP/SE

Quem navega pelos sites de instituições do Terceiro Setor em Sergipe já observa uma mudança positiva no que diz respeito ao quesito transparência. Isso graças a uma ação do Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor, que lançou o Projeto ONG Transparente. Segundo informações do site do MP/SE, a divulgação do ranking de transparência das instituições só ocorrerá após a segunda avaliação, que acontecerá no próximo mês de março.

Segundo explica a promotora de Justiça e diretora do CAOp do Terceiro Setor, Ana Paula Machado Costa Menezes, as instituições sem fins lucrativos estão viabilizando ajustes para adequação às Leis nº 12.527/11 (Acesso à Informação) e 13.019/14 (Normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil).

O Projeto tem como principal objetivo auxiliar, selecionar e divulgar as entidades não governamentais que dão transparência à gestão e à prestação de contas, permitindo o controle social e o controle por resultados pela sociedade. O ONG Transparente, inscrito no banco de projetos do Conselho Nacional do Ministério Público, ficou entre os cinco finalistas do Prêmio CNMP, na categoria ´Redução à Corrupção´, nos anos de 2015, 2016 e 2017. Recentemente, na edição 2019, também se destacou no rol de Projetos do Ministério Público de Sergipe.

São parceiros do MP: Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SE), Conselho Regional de Administração (CRA), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado de Sergipe (CGE), Controladoria Geral do Município (CGM), Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público Federal (MPF/SE) e Receita Federal.

Com informações do site do MP/SE

Waneska Cipriano
Jornalista – DRT/SE 875

Publicado em Notícias