Publicação: 28 de abril de 2008Categorias: Notícias

Rir ainda é o melhor remédio

 Quem já não ouviu a expressão "rir é o melhor remédio"? Pois este conceito nunca foi tão levado a sério como nos últimos tempos. O riso agora é considerado terapia, comprovada por estudos médicos e com resultados surpreendentes.

A risoterapia como método terapêutico existe desde a década de 60. É uma técnica que incentiva o riso para combater o estresse, desbloquear as emoções e encarar a vida com bom humor. De acordo com especialistas, o riso funciona como uma droga de relaxamento muscular, pois libera endorfina no sangue, a substância responsável pelas sensações de prazer e bem estar.

Confira o impacto do riso sobre o corpo humano:

– Coração
O ritmo cardíaco acelera e, pulsando com mais vigor, faz circular mais sangue pelo organismo. Isso aumenta a oxigenação dos tecidos.

– Pulmões
Durante uma risada, aumenta a absorção de oxigênio pelos pulmões. A inalação de ar é mais profunda e a expiração, mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais são eliminados, promovendo uma espécie de ‘faxina’ nos pulmões.

– Músculos Abdominais
O grupo muscular mais exercitado durante a risada é o abdominal. Esses movimentos funcionam como uma massagem para o sistema gastrintestinal. Portanto, rir facilita a digestão e o funcionamento do aparelho intestinal.

– Vasos Sanguíneos
Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial baixa.

– Sistema Imunológico
A risada faz com que o nível dos hormônios responsáveis pelo estresse baixe. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo o sistema imunológico se fortalece. A produção de células de defesa do organismo aumenta e elas se tornam mais ativas.