Unidades de Saúde de Aracaju distribuem panfletos de combate ao fumo

Unidades de Saúde de Aracaju distribuem panfletos de combate ao fumo

 Este ano o Dia Nacional de Combate ao Fumo, dia 29 de agosto, utiliza o tema ´Ambiente 100% livres do fumo: um direito de todos´. Com o objetivo de difundir as informações sobre os malefícios da fumaça ambiental do tabaco, o SUS Municipal estará alertando a população para os males que o tabaco causa na saúde do ser humano. Hoje, sexta-feira, nas 43 Unidades de Saúde da Família, a população usuária do SUS receberá material educativo e de prevenção à saúde sobre o tabagismo.

A lei federal de nº 7.488 de 11 junho de 1986 tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira. Estima-se que no Brasil cerca de 200.000 mortes por ano são decorrentes do tabagismo. A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, droga que atua no sistema nervoso central e chega ao cérebro em apenas sete segundos. Estatísticas revelam que os fumantes têm o risco de adoecer 10 vezes mais de câncer do pulmão do que o não-fumante. Além de doenças como infarto, bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrame cerebral e outras complicações inerentes ao
efeito da nicotina.

Dicas para parar de fumar

Não há uma receita infalível. O principal é querer para de fumar. Técnicos da saúde orientam ao dependente químico que beba muita água durante o dia, evite cafezinho e bebidas alcoólicas, além de fazer exercícios regularmente, e principalmente estar sempre acompanhado de um especialista para auxiliá-lo.

 

Publicado em Notícias